jueves, 6 de junio de 2013

Tipos de substratos orgânicos para desenvolvimento radicular



• Serragem

Foi um dos primeiros meios usados comercialmente, ainda sendo usado no Canadá, onde recentemente, só tem sido ultrapassado em popularidade pela lã de rocha. Também é o principal meio no Sul da África e na Nova Zelândia, sendo usada ainda em certo grau em alguns outros países, como a Austrália. A serragem usada é grossa, não descomposta, devendo ser de origem conhecida e cultivada só para uma estação.

• Musgo

Foi um dos primeiros meios tratados e não é considerado por alguns como meio hidropônico. É usado em certo coeficiente em muitos países que possuem uma quantidade disponível e uma boa qualidade do produto, vindo a ser o principal método usado na Finlândia e Irlanda. Além disso, seu uso é enorme dentro da indústria.

• Fibra de coco

Recentemente tem sido adicionado favoravelmente como meio hidropônico. Gozou de alguns primeiros êxitos grandes, mas agora seu uso parece estar estabelecido e estável. Existe uma quantidade significativa usada na Holanda e um pequeno uso em alguns outros países. Um aspecto importante é que a qualidade varia consideravelmente entre os provedores, principalmente relacionado a conteúdo de sais.


• Produtos de espuma

Tem-se usado vários tipos e marcas de espuma, freqüentemente com bom resultado e alguns por mais de 20 anos, mas seu uso ainda está limitado. Têm sido vistos pelos produtores como um produto muito caro. Porém, mesmo assim, alguns destes meios ainda têm demonstrado um bom potencial.

• Produtos de madeira processada

Tem-se produzido e vendido este produto, mas seu uso não dá resultado em extensões significativas.


• Gel

Tem-se produzido, provado e promovido um determinado número de polímeros de gel, mas a maioria tem desaparecido do mercado sem haver sido aceitado pelos produtores (DONNAN).

4.3 Sistemas substrato em água/solução nutritiva
• NFT (Técnica de Película Nutriente) (5%)

Foi desenvolvido na Inglaterra na década de 1970. Este sistema recircula uma fina película de solução nutritiva nos canais de cultivo. Foram provados comercialmente um amplo número de cultivos e, como resultado de uma ampla difusão publicitária, o NFT foi aprovado em muitos países. Uma vez que se estabeleceu, a técnica provou ser útil para a produção de tomates e para cultivos de curto crescimento como a alface. Cultivos como o melão tem apresentado problemas e no mundo só são produzidos por produtores experientes.

• Cultivo em água (3%)

O sistema criado por Gericke usou um tanque de concreto cheio de solução nutritiva. Existem muito poucos destes sistemas hoje em dia, mas alguns derivados deste sistema primogênito, são significativos em alguns países. A principal técnica comercial é a Técnica de Fluxo Profundo (DFT - Deep Flow Technique), onde pranchas de poliestireno flutuam sobre uma solução nutritiva aerada por recirculação. Este é o principal sistema no Japão, com 270 hectares de cultivo, principalmente, de folhas. Em outros países na Ásia, o uso é significativo, sendo predominante feito em cultivos de hortaliças de folha.

• Cultivo em cascalho (1%)

Está incluído por sua conexão histórica e é classificado como um sistema baseado em água, porque sempre foi usado como uma técnica de recirculação, de contínuo ou como inundação e drenagem. Existem poucos dos sistemas de canais originais, praticamente abandonados no mundo, sendo o uso do cascalho quase todo feito em sistemas híbridos. O mais comum é a Técnica de Fluxo em Cascalho (GFT - Gravel Flow Technique), onde os canais de NFT são cobertos com uma capa de 50 mm (2 polegadas) de cascalho.

• Aeroponia (0,2%)

É uma técnica onde as raízes estão suspendidas em uma neblina de solução nutritiva. Várias formas desta técnica têm sido aprovadas por mais de 20 anos. Atraiu muita publicidade e existe um número de sistemas que estão sendo vendidos para aficcionados. Sua realidade comercial é tal que só se tem reportado 19 hectares na Coréia. Seu uso está limitado a um punhado de pequenas operações espalhadas pelo mundo.

Quadro 2 - Porcentagem estimada da área total para diferentes sistemas hidropônicos, conforme tipo de substrato radicular segundo Donnan (classificação segundo tipo de substrato radicular).




SISTEMAS HIDROPÔNICOS

Substrato radicular
Tipo de substrato
Porcentagem
Inorgânico
Lã de rocha
57%
Outros meios inorgânicos
22%
Orgânicos
Diversos
12%
Água
NFT
5%
Cultivo em água
3%
Técnicas em cascalho
1%
                                  F
onte: adaptado de Donnan, R.





No hay comentarios:

Publicar un comentario