martes, 11 de junio de 2013

EMBALAGENS PARA HIDROPONIA


Em função da maior exigência dos consumidores, a qualidade das embalagens de produtos alimentícios tem sido uma das grandes preocupações de produtores e vendedores. No caso dos produtos hidropônicos, esta regra se mantém, sendo a grande maioria dos produtos de hidroponia vendidos embalados. Além da qualidade da embalagem em si, o rótulo também deve estar dentro de uma conformidade, contendo as características do produto, seu produtor, seu local de produção, marca, responsável técnico e telefone para contato.
A função da embalagem é proteger o produto de contaminações, facilitar seu manuseio, bem como ajudar na comercialização e tornar o produto atrativo.

18.1 Embalagens para hortaliças

Por serem produtos altamente perecíveis, as hortaliças hidropônicas devem ser adequadamente embaladas, de modo a prolongar sua durabilidade e manter sua qualidade. Para evitar o contato no processo de transporte e comercialização, as hortaliças, bem como alguns outros produtos de hidroponia são embalados já na casa de vegetação.


As hortaliças hidropônicas, visando diminuir seu índice de deterioração, são embaladas junto com as raízes, prática esta que também passou a servir como um caracterizador dos produtos de hidroponia. Quanto ao material usado, são aplicadas embalagens plásticas preferencialmente com furos ou microfuros para evitar a condensação de água no interior da embalagem.


18.2 Embalagens para frutas


Diferentemente das hortaliças, as frutas produzidas com técnicas hidropônicas não são embaladas juntamente com as raízes. Além desta diferença, não há a presença de furos na embalagem, sendo ela feita de filme de PVC, geralmente com base de isopor, ou simplesmente feita com uma caixa de papelão, com alguma proteção de isopor ou espuma entre as frutas.

No hay comentarios:

Publicar un comentario