martes, 17 de diciembre de 2013

Cultivo hidropônico de morangos

Em todo o mundo , o consumo de morangos (e produtos derivados de hidroponia ) tem aumentado consideravelmente devido à mudança de mentalidade do consumidor " mais saudável ", " mais orgânica ", com " menos " produtos aditivos no entanto , a realidade é que em hidroponia diferentes inseticidas , bactericidas e outros também são usados ​​, só que eles são mais fáceis de controlar as suas concentrações e utilizadas em menos oportunidades devido à melhoria isolamento hidroponia controle de pragas relativos.

Morango cresce naturalmente em países com clima temperado quente níveis, temperado e subtropical de alta de climas de altitude. A cultura foi realizada em estufas hidropónicas em países de clima quente , que podem ser flutuantes, ou raiz de substrato ( o substrato é o preferido ) .

Como cultivar morangos em hidroponia ?

Morangos hidroponia pode ser feito de várias maneiras e com diferentes técnicas :

raiz flutuante

Substrato

Na manga vertical ( ver fotos e diagramas de mangas verticais )

Em canais horizontais ( ver fotos canais horizontais )

Quais são as vantagens e desvantagens de cada sistema no cultivo de morangos ?

Flutuando Root: Melhora a oxigenação das raízes podem crescer plantas mais rápido, mas é caro , plantas de morango não são bem adaptadas a este sistema e cortar as perdas podem ser

Substrato : A melhor sistema porque permite um melhor apoio para as plantas e as suas raízes , tem a desvantagem de que a oxigenação das raízes é mais baixa do que no sistema da raiz flutuante, mas permite que mais se manter em contacto as raízes com nutrientes e permite poupanças nos sistemas necessários para a execução, ele pode ser feito com materiais de baixo custo .

Em mangas verticais : Permite muitas plantas que crescem em pequenos espaços. Tem a desvantagem de não permitir uma distribuição uniforme da água , os nutrientes consumidos as primeiras plantas acima e abaixo delas chegar a uma solução de menor qualidade , as plantas tendem a afundar-se os sacos , quando o solo for compactado e irrigação é mais complicado .

Em canais horizontais : É o melhor sistema que tem sido utilizado , ele permite uma irrigação uniforme , permite que as plantas que crescem no sentido natural que é para cima , expondo permite uniformemente sol e nutrientes . A desvantagem é que ela exige mais espaço para a aplicação .

O que substratos são adequados para o cultivo de morangos hidropônicos ?

Os substratos utilizados em hidroponia historicamente são:

Substratos de origem orgânica :

- Serragem madeiras amarelas. Quando utilizado , é preferível que o pinho ou madeira vermelha , que contêm as substâncias que afectam as raízes das plantas . Se só é possível para alcançar esses bosques , lave com água e serragem fermentado antes de usar.

- Se a casca de arroz é usado , é necessário lavá-lo, deixá-lo fermentar bem , umedeça antes da semeadura ou transplante por 10 a 20 dias, dependendo do clima da região ( menos dias para climas mais quentes ) .

Inorgânica substratos origem :

- Escória proveniente da queima de carvão

- Escória ou tufos vulcânicos

- Arenas de rios ou córregos que não têm teor de sal elevado limpo

- Belas cascalho

- Maicillo .

Quando são usados ​​escória de carvão , tufos vulcânicos ou areias de rios , estes materiais devem ser lavados quatro ou cinco vezes em grandes contentores , para remover todas as pequenas partículas flutuantes. O substrato está agora pronto para ser usado quando a água de lavagem vai claro . Se as quantidades de substrato necessários são muito grandes , então deve utilizar arneros ou malhas durante a lavagem , para reter as partículas de tamanho maior do que metade de um milímetro . Eles também excluídos aqueles com maior que 7 mm de tamanho . O excesso de partículas com tamanhos inferiores ao mínimo indicado impedem a drenagem do excesso de água e , por conseguinte , limitar a aeração da raiz . Tamanhos maiores impedir a germinação de pequeno, como aipo e alface, e também restante consistência substrato semente. Isso limita a retenção de umidade ea formação correta de bulbos, raízes e tubérculos .

No cultivo de morangos , o substrato tem melhores resultados é a mistura de casca de arroz e escória de carvão 60:40 .


À mistura são produtos químicos adicionados antes da semeadura valor nutritivo aumento ainda antes da primeira irrigação. Esses elementos são:

Sulfato de potássio

uréia

superfosfato triplo

Estes elementos garantir uma melhor qualidade de sementes .

Você também pode reciclar substratos utilizados anteriormente. a única coisa é que você tem que levar em conta que a doença pode ser transmitida de uma safra para outra. Para evitar isso, sugere-se a ser esterilizados a vapor .

Quais são as soluções nutritivas que eu deveria usar?

A fórmula nutricional que tem dado melhor resultado é este expresso em ppm ( material retirado Dr. Felipe Calderón Saenz Universidade Nacional , Colômbia) :

Primeiro irrigação :

• P 45

• Fé 5

• 0,1 Cu

• Zn 0,2

• B 1.0

Segundo irrigação :

• N 50

• P 28

• K 220

• 60 Mg

• S 130

Terceiro irrigação :

• N 60

• Ca 160

Quarta e quinta irrigação :

• N 50

• P 28

• K 220

• 60 Mg

• S 130

Sexto irrigação :

• N 60

• Ca 160

Irrigação Sétimo :

• P 45

• Fé 5

• 0,1 Cu

• Zn 0,2

• B 1.0

A rega pode ser feita manualmente ou com sistemas de irrigação automatizados vir mais caro

É desejável que a inclinação seja de pelo menos 1 % e não mais de 3 % para assegurar que os nutrientes são distribuídos uniformemente, mas não estagnar .

Qual a profundidade que eu deveria plantar as sementes ?

As sementes de morango devem ser semeadas a 15 cm . profundidade máxima em recipientes com muita luz direta.

Quanto tempo demora para ser colhido morangos a partir do momento do plantio ?

90 dias é o tempo médio que leva a partir das plantas de morango que são plantadas na safra têm morangos prontos para a colheita .

Até onde deve plantar as plantas de morango , uma vez que já deixaram as mudas devem ser transplantadas e as mangas horizontais ?

Ideal para o cultivo de morangos hidropônicos distância é de 25 cm. entre as plantas .

No hay comentarios:

Publicar un comentario